sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O cartão de visita básico ainda é o melhor

Quando se está aprendendo a dirigir, a primeira coisa é sair acelerando o carro por aí! Sim, os novatos costumam correr, talvez pela sensação de estarem controlando o carro pela primeira vez sem estar dependendo de ninguém, afinal antes esse novo motorista dependia de outra pessoa para andar de carro. Com o tempo e a experiência o motorista aprende a dosar (ou pelo menos deveria) o uso do acelerador.

Na construção de um layout acontece a mesma situação, o novato tem uma gana de descobrir os recursos dos softwares (que são muitos) e quando desenvolvem seus primeiros trabalhos acabam por utilizar 60% deles! Na verdade existe um fator psicológico forte, ou seja, quando se está aprendendo buscamos fazer o melhor dentro do que conhecemos, e quando se aplica todos estes recursos este futuro profissional está dizendo:

- “Veja como sei trabalhar com a ferramenta!”

O material final normalmente não tem boa aceitação por parte do cliente, depois de várias tentativas (e 100% dos recursos utilizados) o mesmo acaba pedindo só sua marca em um fundo branco com suas informações, isso quando não cancela seus serviços e contrata outro.

É neste momento que o futuro profissional se dá conta – ao comparar os dois trabalhos – que o básico era a melhor opção! Veja abaixo as duas imagens, qual delas você considera a melhor opção?

basico_melhor_comparacao

O foco do iniciante é mais visual, já o profissional se preocupa com o todo, com a diagramação e legibilidade das informações, equilíbrio de cores e formas, por fim o trabalho do profissional fica mais bonito, pois é agradável pela simplicidade (não entenda como comum) e pela facilidade de encontrar as informações.

É claro que toda regra tem exceções, mas no geral quanto mais direto for seu material, é mais provável que seja aceito.

Depois – com experiência nas costas – você ousa, inventa, abusa, pois sabe os limites que tem que respeitar.

Acesse o site Dot-Card (www.dot-card.com) e visite as páginas, os cartões de visita, veja como os trabalhos limpos são os mais apreciados. Você também pode ver os cartões dos iniciantes, são poluídos e cheios de efeitos, mas não considere isso um defeito, considere uma etapa. Se este iniciante tiver apoio (e força de vontade, claro), pode vir a se tornar um renomado designer.

Este é um caminho normal e todos passam por ele, aproveite e converse com os artistas mais experientes e, se tiver oportunidade, peça para mostrarem seus primeiros trabalhos, com um pouco de insistência e sorte (ou azar), você irá contemplar as mais bizarras criações.

Muitos profissionais se esquecem deste passado e acabam criticando trabalhos com esta linha, mas o primeiro passo é mostrar o caminho, mostrar que se faz muito mais com menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário