Atualmente é muito comum que clientes de serviços gráficos exijam um tempo muito pequeno para a execução de seus pedidos. O mundo tem vivido uma aceleração do ritmo de vida e a tecnologia vende a idéia de que tudo pode ser instantâneo.
No entanto a tecnologia de serviços gráficos ainda não consegue acompanhar esse novo ritmo de vida. Muitos processos de impressão são demorados, necessitam de cuidados especiais, pessoal especializado e altos custos. A qualidade do material gráfico está muitas vezes ligada a um cuidado quase artesanal em sua execução.
O caso dos cartões de visita é exemplar. O tempo de produção para cartões de visita de qualidade pode chegar a uma semana ou mais, principalmente quando há o uso de facas especiais, materiais diferenciados e outros tipos de tecnologia de impressão.
O mercado tem oferecido algumas soluções mais rápidas tentando resolver essa situação. Vejamos seus prós e seus contras:
Cartões de visita em 24 horas: normalmente produzido em tecnologia offset. Algumas gráficas maiores, que tem um alto fluxo de trabalho, oferecem este tipo de serviço através de sistemas on-line, no entanto uma boa parte dessas empresas só trabalha para parceiros distribuidores. É através deles que o cliente final deve contratar o serviço.
Normalmente não há a possibilidade da impressão de provas nem garantia de correspondência de cor. O arquivos devem ser enviados em formatos restritos, fechados e com pouca flexibilidade de erros.
Cartões de visita em 1 hora: a maior parte da oferta desses serviços é feita por copiadoras e pequenas empresas. Utilizam impressão jato de tinta muitas vezes sobre papel pré picotado. Os papéis disponíveis são poucos, normalmente vergê texturado ou opaline. A impressão pode ser de boa qualidade, mas não apresenta brilho ou textura de tinta.
A tendência da área gráfica em relação aos cartões de visita é a mesma da área gráfica em geral, ou seja, sua substituição por meios digitais a médio prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário