sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cartão de visita: A primeira impressão do seu negócio

A primeira impressão é a que fica. Alguns podem achar uma frase batida, clichê, mas no mundo dos negócios, nenhuma expressão pode ser tão verdadeira. Por isso, um cartão de visita bem elaborado se faz tão importante, pois, é através do cartão que podemos identificar quem é a pessoa, o que faz e onde pode ser localizada. No primeiro contato, é indispensável apresentação do cartão de visita, faz parte da etiqueta profissional.

Cartão de visita é uma das ferramentas mais poderosas e baratas. Portanto, aí vão algumas dicas para que seus cartões sirvam como armas a seu favor:

1) Encomende seus cartões de acordo com sua necessidade. Sempre leve em consideração a relação custo-benefício.

2) Evite usar cliparts (padrão de elementos gráficos) na logo de seu cartão. A logo traz credibilidade e reconhecimento da marca. Antes de investir em cartões de visita tenha uma logo profissionalmente feita para seus negócios.

3) Coloque o endereço do seu website no cartão. Se não possui, coloque seu e-mail. Dependendo de seu negócio, a ausência de ambos poderá afetar sua credibilidade.

4) Mantenha as informações em seu cartão sempre atualizadas. Se mudar de telefone ou endereço, jogue fora os antigos e faça novos cartões de visita. Não encare como um gasto, mas, como um investimento.

5) Procure deixar seu cartão de visita simples. Não use muitas fontes nem tente colocar muitas informações. Tente usar um layout agradável e certifique-se que a mensagem principal que o cartão leva não fique encoberta por informações de menor importância.

6) Organize seu cartão em blocos de informação. Além de passar a idéia de forma mais clara, demonstra organização.

7) Certifique-se que seu cartão de visita reflita a sua imagem. Se você é uma artista ou um designer gráfico é aceitável que use diferentes cores e fontes. Se trabalhar na área de investimentos, um layout sério e cores sóbrias podem funcionar melhor.

Seu cartão de visita é parte integral da estratégia de identidade corporativa. Deve seguir os mesmos padrões gráficos que o resto de seus materiais de comunicação.

9) Mantenha seus cartões de visita consigo o tempo todo. Você nunca sabe onde nem quando poderá fazer um ótimo negócio.

10) Use seu cartão de visita como etiqueta em sua mala. Certifique-se que seu nome e o de sua empresa estejam visíveis. Desta forma seu cartão pode ser também usado como gancho em uma conversa interessante de negócios durante uma viagem, por exemplo, e podem lhe ajudar a fazer ótimos contatos profissionais.

11) Não entregue seus cartões de visita muito rápido. Pode parecer que você está querendo se livrar de seus cartões à força. Tente estabelecer uma conversa introdutória, pergunte qual o ramo de atuação da pessoa, por exemplo. Provavelmente, ela lhe dará seu cartão. Esse é o momento exato de entregar o seu.

12) Sempre entregue seu cartão com a frente virada para cima. Facilita a leitura.

13) Se você lida com negócios internacionais, utilize o verso do cartão para imprimir a versão traduzida do seu cartão de visita no idioma do cliente. Será um toque de classe.

Aproveite essas dicas para causar uma boa “primeira impressão” e sucesso em seus futuros negócios.

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