segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Modo de cor: RGB X CMYK

Bem, senti a necessidade de montar essa postagem, pois tenho recebido muitas imagens de alunos que percebo que não consigo ver no visualizador do outlook já que foi salva com cor, digamos, errada, para ser enviada por e-mail. Então vamos explicar como funciona…

RGB é o processo como funcionam os monitores. E também como são gravadas na máquina as fotografias digitais. São 3 luzes: Red, Green e Blue, que juntas, no que chamamos de Síntese Aditivas, compõem a luz branca. Pensem no monitor de vocês: quando está tudo escuro é porque todas as lâmpadas estão apagadas, quando todas estão acesas temos a tela em branco.
Tudo que fazemos para ser visto em computadores deve ser salvo em RGB, sejam imagens que vamos enviar por e-mail, colocar numa apresentação de power-point, colocar na Internet, etc. As impressoras que utilizamos, apesar de trabalharem com cores diferentes, entendem essa extensão e imprimem sem dar problema de cor.

CMYK é o processo utilizado por gráficas, onde a imagem é decomposta em 4 cores: Cyan, Magenta, Yellow e Black, que serão impressas com tintas nestas cores (veja aqui uma postagemsobre as retículas de impressão). É o processo que chamamos de Síntese Subtrativa, sendo que, com a junção do CMY, conseguimos obter o Preto.
Todo arquivo que seguirá para impressão deve ser salvo em CMYK = impressão gráfica (que irá gerar fotolito) ou impressão digital profissional (banners, painéis, lonados, etc).

Quando salvamos em extensão errada podemos ter um grande problema. No caso de mandar para uma gráfica um arquivo em RGB as cores sairão totalmente diferentes do que queríamos, invertendo totalmente algumas cores. O cantrário também ocorre.

Se salvamos em CMYK uma imagem que se destina a ser vista no computador, o visulizador de Imagens (do Windows ou outros) consegue ver corretamente a imagem, pois ele já está programado para isso, entretanto ela pode trocar todas as cores quando inserimos em alguns programas ou sites. Vejam a imagem ao lado, é idêntica à anterior, mas quando salvei em CMYK e inseri aqui no blog deu problema em todas as cores.

E o visualizador de imagens do Outlook, Windows Mail e outros não conseguem mostrar a imagem, a gente só vê um quadradinho com um “X”, como ao lado, que é sinal que está salvo em CMYK e não RGB como deveria ser.

Segue mais um exemplo abaixo. Nas duas imagens vocês vêem a mesma arte, só que a primeira foi salva em RGB e a segunda em CMYK.
Portanto, ao salvar uma imagem, confiram sempre o “modo de cor” no qual vocês estão salvando, que deve estar de acordo com o uso que essa imagem terá. Para quem tem dúvida onde fica as “opções de cores”, segue:
- No Corel:
- No Photoshop:


Texto de Silvia Zampar.

Fonte: http://tudibao.com.br/2009/05/modo-de-cor-rgb-x-cmyk.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário